Melhorar os canais de atendimento ao cliente em 5 passos

Quando um consumidor tem um problema, tentaremos contactar-nos através dos canais disponíveis que oferecemos. Este é o problema mais comum de atendimento ao cliente quando eles têm apenas um par de maneiras de se comunicar disponível, algo que pode fazer que um consumidor nos descarte antes de comprar. Dizemos-lhe como melhorar este aspecto.

1) Telefone

Do meu ponto de vista, é a forma essencial ou canal de atenção para todos os tipos de negócios online. A razão é baseada no fato de que muitas pessoas podem querer entrar em contato com a empresa, seja para comprar, para marcar uma entrevista ou para qualquer assunto.

Por isso, penso que é muito importante ter um número de contacto por muitas razões, que são: a preferência clássica, a atenção mais humana, etc.

  1. Comunidades ou fóruns

A Internet está avançando a passos largos, estabelecendo lugares onde os usuários podem falar sobre uma determinada loja, uma determinada empresa, ou descobrir se ela é confiável, recomendada, etc. Em muitas ocasiões, os usuários desses lugares se organizam para comprar um produto de sua loja, com a condição de obter melhores condições de compra, seja um presente ou um preço mais barato.

Ter um perfil em um fórum transitado pode ajudar a humanizar o relacionamento entre consumidores e empresas, já que você responde diretamente em alguns de seus tópicos.

  1. Bate-papo ou Chat

É cada vez mais freqüente, entre os consumidores, a escolha do bate-papo como meio de resolver seus problemas ou dúvidas. Ter um bate-papo, hoje, é obrigatório em qualquer e-commerce do mundo, pois proporciona rapidez de atenção, não precisa ficar preso ao telefone, nem esperar que a web responda via e-mail.

Além disso, há empregados que trabalham melhor por escrito do que oralmente.

  1. Perguntas frequentes ou FAQs

É aconselhável ativar uma seção na web com perguntas frequentes que os usuários são perguntados quando têm um problema. Isto é benéfico para ambas partes porque, por um lado, o cliente não congestiona o atendimento e, por outro lado, a empresa não dispõe dos recursos disponíveis estupidamente, podendo destiná-los a outros temas mais importantes.

  1. Redes Sociais

As redes sociais são fundamentais nestes tempos. As empresas têm de ter um perfil nas mais utilizadas. Através deles, você pode estabelecer contato com clientes ou não clientes, você pode relatar promoções, um longo etcetera, o que nos dá mais benefícios do que desvantagens.

artigos em que possa estar interessado: